Dabela Despachante | Sua melhor Direção Dabela Despachante | Sua melhor Direção
  1. Home
  2. Nosso Blog
  3. O que é gravame e por que existe?

O que é gravame e por que existe?


Entenda o Gravame: por que ele existe e como regularizar a documentação do seu veículo

Descubra o que é gravame e por que ele existe no financiamento de veículos. Saiba como o gravame protege o banco e o que fazer para dar baixa após quitar o seu carro.

Gravame: o que é?

Gravame é como uma garantia para o banco ou financeira que te ajudou a realizar esse sonho.

Funciona assim: quando você faz um financiamento para comprar um carro, o banco coloca o gravame no veículo como uma forma de proteção. Isso significa que, enquanto você não quitar a dívida, o carro não é totalmente seu.

Clique aqui e saiba o que fazer se você perder a placa do veículo que não está no seu nome.

Quitar o financiamento e a baixa do gravame

Quando você finalmente termina de pagar o financiamento do seu carro, a sensação de conquista é incrível, né? Agora o veículo é totalmente seu!

Mas calma, ainda falta um passo importante: a baixa do gravame.

Com o pagamento da última parcela, o banco te entrega um termo de quitação, que é como o "diploma" do seu carro quitado. Esse documento comprova que você cumpriu todas as suas obrigações e não deve mais nada pelo veículo. A instituição financeira, então, informa ao Detran que o gravame deve ser retirado.

Clique aqui e saiba a diferença entre o despachante credeciado e o não credenciado.

Processo de baixa de gravame

Na maioria dos casos a baixa do gravame é automática. O banco tem até 10 dias úteis para comunicar ao Detran, que, por sua vez, atualiza o sistema.

Contudo, se você for notificado para regularizar a baixa, será necessário emitir um novo Certificado de Registro de Veículo (CRV) sem a informação do gravame.

Você pode fazer isso no Detran do seu estado, mas já sabe: pode haver um pouco de burocracia envolvida. O processo pode levar alguns dias e, se após 10 dias o gravame ainda estiver no documento do seu carro, é hora de entrar em contato com o banco para entender o que aconteceu.

E se o gravame não sair do documento?

Nem tudo está perdido! Isso pode ocorrer por diversos motivos, como erro no processo ou falta de algum documento.

Se isso acontecer, a primeira coisa a fazer é entrar em contato com o banco ou financeira que financiou o veículo e verificar se a comunicação de quitação foi enviada ao Departamento de Trânsito (DETRAN). Se o banco disser que está tudo certo, o próximo passo é procurar o DETRAN da sua cidade.

Aqui no Amazonas, por exemplo, é necessário providenciar a vistoria física do veículo, além de apresentar alguns documentos como RG, CPF, comprovante de residência atualizado e o certificado de registro do veículo.

Clique aqui e saiba se é verdade que o serviço de um despachante custa o dobro do Departamento de trânsito.

Conte conosco

Como você sabe, se depender da gente você não precisa mais perder tempo indo ao DETRAN-AM.

Isso porque nossa equipe se propõe a ajudá-lo em toda a regularização documental do seu veículo, da sua CNH e até mesmo em seus recursos de multas relacionadas ao bafômetro.

Clique aqui e faça o seu cadastro para que possamos auxiliá-lo em seu recurso contra a Lei Seca.

Senão, para outros assuntos relacionado à regularização documental do seu veículo, clique aqui e faça o cadastro da sua solicitação.

Descubra como ficar isento do IPVA no Amazonas

Caso não saiba, você pode pagar muito menos e até ter o direito de ficar livre dessa obrigação, caso atenda os requisitos necessários e o seu veículo esteja registrado aqui no Estado do Amazonas.

Clique aqui e adquira a cópia do PDF especial que escrevemos mostrando de que forma proceder para solicitar o seu direito, sem precisar contratar advogado.

Posts relacionados

Todos os Direitos Reservados: Dabela Despachante